terça-feira, julho 05, 2005

Objetos de Aprendizagem

Na aula que foi ministrada pelo Prof. Antônio Calos ele fez comentário dos objetos de aprendizagem digitais e não-digitais. Pediu que a turma acessase uma páginas da internet com exemplo de vários objetos de aprendizagem com diferentes temas. Explicou o que é um objeto digital de aprendizagem onde foram surgidas várias idéias. A partir do debate em sala de aula, faço o meu comentário.

Objetos de aprendizagem são recursos didáticos digitais e não-digitais que é utilizado na pratica pedagógica importante para facilitar as aulas ministrada pelo professor saindo do "modelo" estimulando o aluno a interagir, aprender, se questionar, contruir, possibilitando a ele a produzir conhecimento no sistema de ensino-aprendizagem.
Esses objetos digitais de aprendizagem sai do "modelo" professor fala e o aluno escuta impossibilitando esse aluno a produção de conhecimento. Por isso a importância desses objetos digitais, pois possibilita o aluno contruir de forma concreta e objetiva um conhecimento.
O aluno muitas vezes perde a motivação para atividades em sala de aula - o horário em que deve estar presente foi 'subtraído' de outras atividades que ele considera mais importantes naquele momento; não tem método para estudar; não tem tempo para procurar o professor; sua auto-estima é baixa. Daí a importância de o professor utilizar recusos digitais - OBJETOS DE APRENDIZAGEM para motivarem esses alunos a voltarem para as salas de aula elevando sua auto-estima.

Referencia

http:/www.comunidadesvirtuais.pro.br

Um comentário:

Anônimo disse...

Ola!
Gostei muito do seu comentário.
Também concordo que os objetos de aprendizagem podem estimular mais as aulas dos professores e sair daquela método tradicional. Só basta que as escolas tenham acesso as tecnologias e que os professores estejam capacitados a usá-las.
Lígia