terça-feira, julho 12, 2005

Dúvidas em Química?

Dúvidas em Química?

O que é e como é o curso de Química ?

São profissionais na área da Química:

* Engenheiros químicos, engenheiros industriais na modalidade de química, engenheiros de alimentos, químicos industriais, químicos bacharéis e licenciados, tecnólogos em curtumes e tanantes, tecnólogos em produção de couros, tecnólogos em laticínios (profissionais de grau superior);
* Os técnicos químicos, técnicos em curtimento, cerâmica, enologia, laticínios, alimentos, técnicos têxteis, técnicos em celulose e papel, técnicos em tratamento deresíduos industriais (profissionais de grau médio);
* Os químicos licenciados pelo Ministério do Trabalho até 1940 e os técnicos provisionados de laboratório.

Os técnicos em química são basicamentes responsáveis pela produção em si.

Os bacharéis em química trabalham em institutos de pesquisa no estudo de novas tecnologias e novos processos.

Os licenciados em química trabalham na área da educação para o ensino em nível fundamental, médio e superior.

Os químicos industriais atuam na industria tendo como responsabilidade os processos industriais. Trabalha também na pesquisa e desenvolvimento de processos industriais.

Os engenheiros químicos atuam nas atividades de estudo, planejamento, projeto e especificações de equipamentos e instalações industriais, na área de química.

Qual modalidade cursar?

Se você gosta de matemática, desenho técnico, física, você provavelmente será um ótimo engenheiro químico. Geralmente a parte de cálculo e física são bem mais "puxadas" para estes profissionais.
grade curricular Engenharia Química - UFSM

Se o seu negócio é mesmo o estudo de química e trabalho em laboratórios de análises analíticas e físico-químicos, então você provavelmente preferirá cursar Química Industrial. A diferença deste para a Engenharia Química é que você não precisar estudar tanto cálculo e tanta física, sem falar das matérias de desenho técnico. Você pode ter uma idéia melhor consultando grade curricular deste curso. Esta grade é do curso de química industrial da UFSM.
grade curricular Química Industrial - UFSM

Se você quer trabalhar na pesquisa de tecnologia de ponta, você vai cursar bacharelado em química. Neste curso você vai estudar muito cálculo, muita física e muita, mas muita química. A Universidade Federal de Santa Maria não oferece esta opção.
grade curricular Bacharelado em Química - UFPR

Para que quer dar aula o curso ideal é o de Licenciatura em Química. A grande diferença é que você vai ter matérias pedagógicas como psicologia da educação, didática e sociologia. Você pode ter uma idéia melhor consultando grade curricular deste curso. Esta grade é do curso de química licenciatura da UFSM.
grade curricular Licenciatura em Química - UFSM

Nenhum comentário: