terça-feira, julho 12, 2005

Biodisel-Uma Nova Fonte de Energia Alternativa

Produção de biodisel requer mais pesquisaBrasil precisa investir mais em tecnologia para usar combustível em larga escala, afirma pesquisador da

Universidade Federal de Itajubá
A produção de combustíveis a partir de óleos vegetais — o chamado biodiesel — traz a promessa de um futuro com menos poluição para o planeta e com menos dependência ao petróleo e ao gás natural. O Brasil possui um enorme potencial nessa área: tem terras e biodiversidade suficientes para cultivar uma grande variedade de vegetais que produzem óleo. Para poder aproveitar esse potencial é preciso, no entanto, que o país se dedique a pesquisar mais a fundo as tecnologias agronômicas e industriais no setor. É isso que defende Luiz Augusto Horta Nogueira, pesquisador do Instituto de Recursos Naturais, da Universidade Federal de Itajubá.
Para Nogueira, existe uma crença em alguns setores do governo de que o biodiesel é algo que o Brasil pode produzir a qualquer momento. Ele alerta, no entanto, que é preciso mais pesquisas para que esse combustível possa ser produzido e utilizado em larga escala. “É interessante que o biodiesel seja considerado um combustível em desenvolvimento”, pondera. Se o conhecimento brasileiro nessa área aumentar, os biocombustíveis, acredita ele, podem ser um importante fator de geração de empregos e de desenvolvimento para pequenas comunidades rurais.
Nogueira será um dos três participantes de uma tarde de debates com a imprensa que o PNUD realiza na próxima quarta-feira, 1º de junho, como parte das comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente. Em entrevista à PrimaPagina, ele adiantou suas posições sobre o assunto. Leia baixo os principais trechos.

Qais são as vantagens do biodiesel em relação aos combustíveis convencionais, principalmente o petróleo?
Luiz Augusto Horta Nogueira - Bom, uma vantagem importante é que o biodiesel é produzido a partir de matéria-prima renovável, de vegetais e plantas oleaginosas [que produzem óleo]. Agora, tem outras vantagens importantes também, em comparação com o diesel normal, derivado de petróleo. Ele não apresenta enxofre, que é um contaminante, um poluente importante. Ele lubrifica melhor o sistema de injeção de combustível e queima melhor que o diesel regular. Comparado com o diesel normal ele também apresenta uma redução expressiva na maioria dos poluentes. Por isso que ele é considerado não só por suas vantagens como combustível renovável.
Bom, organizando um pouco melhor a minha resposta. Do ponto de vista do planeta, do ponto de vista de emissão de gases do efeito estufa, do ponto de vista de usar recursos naturais renováveis, o biodiesel já apresenta uma vantagem importante. Agora, do ponto da sua utilização nas nossas cidades que têm problemas de qualidade do ar, o biodiesel também apresenta características interessantes: ele não tem enxofre, ele reduz as emissões de uma série de poluentes.

O biodiesel pode substituir o diesel convencional exatamente no quê? Em todas as aplicações do petróleo e do diesel?
Horta Nogueira - Todas as aplicações do diesel derivado de petróleo podem ser substituídas por biodiesel. É interessante, e é esse mais ou menos o teor da nossa apresentação na quarta-feira, que o biodiesel seja considerado um combustível em desenvolvimento. É necessário ainda desenvolver estudos que consolidem essas vantagens que eu citei. Por exemplo, qual é a melhor matéria-prima pra produzir biodiesel no Brasil? Isso ainda não está muito claro. Fala-se muito em mamona, fala-se muito em algumas oleaginosas, mas provavelmente nós precisamos estudar também o biodiesel oriundo de palmáceas, de palmeiras. O dendê, por exemplo, apresenta uma série de características interessantes, de produtividade, de adequação regional, de balanço energético. O biodiesel a partir de dendê pode ser produzido gastando pouca energia, o que é uma coisa interessante.
O sr. falou em pesquisa científica. Em que pontos a pesquisa científica ainda precisa avançar para que o biodiesel possa ser utilizado em larga escala?
Horta Nogueira - Praticamente em todos os campos. Nós precisamos ampliar nosso conhecimento agronômico das variedades das espécies que podem produzir óleos vegetais. E precisamos também aperfeiçoar, melhorar, consolidar o nosso conhecimento dos processos industriais que permitem, a partir de um óleo vegetal, produzir o biodiesel. Por exemplo, é interessante que a gente utilize álcool de cana-de-açúcar para produzir biodiesel, e isso ainda não está consolidado. Tem uma série de iniciativas, exemplos de áreas onde nós precisamos melhorar o conhecimento, a tecnologia, para que o biodiesel realmente possa se expandir.

Em termos de tecnologia, como o Brasil está em relação aos outros países do mundo?
Horta Nogueira - O biodiesel em outros países vem se desenvolvendo de uma forma intensa a custo de muitos subsídios. É o caso da Europa e dos Estados Unidos, principalmente. No caso brasileiro, é difícil que o Estado possa aplicar esse mesmo regime amplo de subsídios para a implementação de biodiesel. Então, no Brasil nós temos que durante alguns anos ainda reforçar essa base de conhecimentos para ganhar produtividade para daí o biodiesel poder se expandir sem essa necessidade de subsídios que existe em outros países. Comparando o que se faz no Brasil com o que se faz em outros países, nós estamos mais ou menos no mesmo nível. Mas no álcool, por exemplo, o Brasil detém uma tecnologia própria, pioneira, nós conhecemos bastante os processos agronômicos, os processos industrias, está tudo absolutamente bem dominado.

E em comparação com a América Latina?
Horta Nogueira - Estamos em situações similares. Alguns países, por exemplo, já produzem biodiesel em volumes interessante. É o caso da Argentina. Mas sempre com alguma coisa ainda em fase de início, em processo de consolidação. Iniciativas até na América Central foram tentadas, mas não levaram a resultados consolidados, porque exatamente falta ou o componente agronômico ou o componente industrial para que o processo avance de uma forma mais sustentável.

O sr. acredita que o Brasil então tem condições de produzir biodiesel em larga escala??
Horta Nogueira - Certamente. Superados e resolvidos esses problemas de desenvolvimento tecnológico, eu acredito que num prazo de alguns anos isso vai realmente ser possível. O Brasil tem terra, tem condições de ocupar essa terra com esses cultivos oleaginosos e expandir a produção de biodiesel. O que vai dar em geração de empregos, vai dar promoção de desenvolvimento no interior, que é a parte mais interessante.

Há muito a ganhar, então?
Horta Nogueira - Sem dúvida nenhuma. O Brasil tem potencial. A mensagem talvez é de que o biodiesel tem boas perspectivas, mas ainda não está absolutamente para já, em pouco tempo, fazer o que o álcool está fazendo.

O sr. acredita que a produção de biodiesel pode colocar o Brasil — que tem, como o sr. falou, todo esse potencial — em uma posição mais relevante do cenário internacional?
Horta Nogueira - Com o álcool é fácil dizer isso. Com o álcool, isso é certeza. Com o biodiesel, vai depender dos resultados do nosso desenvolvimento tecnológico. Por quê? Porque se nós começarmos a produzir biodiesel de uma forma importante, em volumes importantes, sem aperfeiçoar as tecnologias, nós vamos precisar de muita área e provavelmente só para abastecer o nosso mercado nós teremos que ocupar superfícies importantes. Se nós melhorarmos as tecnologias, vai ser possível expandir o biodiesel de um modo mais expressivo e seremos capazes, aí sim, de termos um papel no cenário internacional, de sermos fornecedores de biocombustível em uma escala mais ampla.

O sr. acredita que o governo brasileiro está dando a atenção necessária a essa questão?
Horta Nogueira - Bom, eu quero crer que sim. Existem várias iniciativas aí de se estimular o desenvolvimento tecnológico. Espero que isso dê resultados nos próximos anos. O que a gente observa é que existe em alguns setores do governo, e eu não quero nomear ninguém nesse sentido, uma crença de que o biodiesel está pronto e que agora é só uma questão de expandir a fabricação. Isso não é verdade.

O que precisa ser feito para isso se tornar uma realidade?
Horta Nogueira - Eu vou reiterar. É preciso consolidar o conhecimento dos processos para que o biodiesel possa, nessas condições de melhor desenvolvimento, maior produtividade e maior eficiência, cumprir o que se espera dele. Quer dizer, ser um participante importante da matriz energética, que gere empregos e que traga desenvolvimento regional.

Nenhum comentário: