quinta-feira, junho 16, 2005

Educação física, Inclusão, Deficiência, Sociedade

A Educação Inclusiva é hoje um dos desejos de uma sociedade que ainda estigmatiza e discrimina seus deficientes. Maior dignidade, respeito e integração é o que hoje a educação inclusiva brasileira vai procurar propiciar a sua sociedade. Seu maior desafio é transformar a mentalidade preconceituosa instalada, desencadeando um movimento coletivo capaz de ao longo dos anos, através da ação de profissionais da educação, mudar este quadro.
Desta forma alterações e superações na Educação física escolar, será preciso, pois ela era oferecida nas escolas para portadores de necessidades educativas especiais, como educação física especial ou adaptada. E nas escolas para alunos “normais” como uma educação física referenciada na biologia e seletividade. E agora com a nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a Educação física deverá ser oferecida de acordo com as necessidades do aluno seja ele deficiente ou não, o que vem a alterar de forma sensível e significativa seu olhar para o mesmo.
A partir desta nova realidade apresenta-se este artigo com a finalidade de levantar algumas questões relativas a práxis pedagógica da Educação Física Escolar inclusiva, dialogando sobre as possíveis dificuldades que docentes e discentes podem apresentar, neste novo panorama da educação inclusiva. Para tal realizou-se um estudo de abordagem onde foram ouvidos 16 professores de Educação Física da rede pública e particular do município do Rio de Janeiro. Analisando-se o discurso destes informantes observou-se uma dificuldade dos mesmos que embora tenham muita experiência na área escolar, ainda não estão demonstrando compreensão do conceito que se trabalha hoje sobre o que são fato alunos Portadores de Necessidades Educativas Especiais.
Unitermos: Educação física. Inclusão. Deficiência. Sociedade.

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