segunda-feira, abril 24, 2006

Sinteses dos Texto - Planejamento em Educação

Planejamento é processo de busca de equilíbrio entre meios e fins, entre recursos e objetivos, visando ao melhor funcionamento de empresas, instituições, setores de trabalho, organizações grupais e outras atividades humanas. O ato de planejar é sempre processo de reflexão, de tomada de decisão sobre a ação; processo de previsão de necessidades e racionalização de emprego de meios (materiais) e recursos (humanos) disponíveis, visando à concretização de objetivos, em prazos determinados e etapas definidas, a partir dos resultados das avaliações (PADILHA, 2001, p. 30).
Planejamento Curricular é o "processo de tomada de decisões sobre a dinâmica da ação escolar. É previsão sistemática e ordenada de toda a vida escolar do aluno". Portanto, essa modalidade de planejar constitui um instrumento que orienta a ação educativa na escola, pois a preocupação é com a proposta geral das experiências de aprendizagem que a escola deve oferecer ao estudante, através dos diversos componentes curriculares (VASCONCELLOS, 1995, p. 56).

Planejamento de Ensino é o processo de decisão sobre atuação concreta dos professores, no cotidiano de seu trabalho pedagógico, envolvendo as ações e situações, em constante interações entre professor e alunos e entre os próprios alunos (PADILHA, 2001, p. 33). Na opinião de Sant'Anna et al (1995, p. 19), esse nível de planejamento trata do "processo de tomada de decisões bem informadas que visem à racionalização das atividades do professor e do aluno, na situação de ensino-aprendizagem".
Agora, assistindo a apresentação da equipe e lendo o texto pude entender que o Ato de Planejar é muito importante para ensinar. Isso porque o ensino não deve ser improvisado devido sua importancia no processo de ensino e aprendizagem do aluno. E para que este planejamento alcance resultados, que sejam condizentes com o que foi estipulado com objetivo. O professor deve conhecer os alunos pra quem ensinará, afim de saber articular o que irá ensinar e como ensinar.

TEXTO - 2



TEXTO - 3
Equipe: Vinicius, Maite, Joselice, Joana e Marinalva

- A organização de atividades de ensino e a aprendizagem

· Para construir é preciso organizar, planejar, programar, ou seja PLANEJAMENTO.
- Importante para que a relação de ensino-aprendizagem tenha um bom significado – aprender e aprender.

· Projetos é importante para o ensino do aluno. Pois, é no projeto que buscamos trabalhar a realidade do aluno, as questões sociais que eles vivenciam e as questões polêmicas que questionam. Assim, o aluno torna-se mais interessados e estimulados pelo estudo tornando a relação ensino-aprendizagem concretizada.

O que de IMPORTANTE nesse texto quando o autor fala:

- Uma aula expositiva e dialogada;
- Para iniciar um trabalho com novos conteúdos ainda não problematizados com aulas expositivas seria uma péssima escolha. (conteúdos diferentes precisam ser trabalhados com atividades diferentes);
- Articulação entre diferentes conteúdos para ser ensinados e aprendidos;
- A aprendizagem não é um processo linear e ocorre com sucessivas reorganização do conhecimento;
- Se o ensino estiver baseado em fragmentos de conhecimento (leitura e escrita) estará fadado e fracassado;
- Modalidades de ensino (os projetos, as atividades habituais, as seqüências de atividades e as atividades indiferentes). Essas modalidades devem coexistir e se articular ao longo do trabalho pedagógico.

- Projetos à é importante oferecer em contexto no qual o esforço de estudar tenha sentido, e no os alunos qual realizem aprendizagens com alto grau de significação;
- Não há tempo de duração de um projeto;
- É a modalidade organizativa do ensino que mais se afirma com trabalhos interdisciplinares.

- O ensino e as condições iniciais dos alunos

* Planejamento de ensino
- Condições iniciais do aluno
- Definir os conhecimentos prévios
Isso para desenvolver com eles as atividades de ensino e aprendizagem.
- Construção de conhecimento
- É preciso o professor se planeje ao se deparar com alunos com dificuldade de aprendizado da série anterior a que ele é no presente.

* Probematizar

- É preciso problematizar para que o aluno busque o conhecimento, provocando vontade de de saber. Assim construindo a relação ensino-aprendizado presente na vida dele.
- As condições iniciais dos alunos pode ser dispertada pelo professor por meio de problematização do conteúdo.

* Avaliação

- A avaliação deve ser continua e formativa, ou seja, prpcessual. A avaliação continua é a observação do aluno dos processos de aprendizagem vividos pelos alunos, seja o grupo que compoem a classe, seja cada aluno particular. Se tratando de formativa, o professor deve avaliar o processo de evolução de cada aluno, a aprtir das dificuldades, limites e facilidades. Isso é importante que saimos da avaliação tradicional - avaliação classificatória.

* Exemplos de atidvidades para uma avaliação mediadora

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