segunda-feira, fevereiro 15, 2010

Seminário - PASSO A PASSO!!!!!!!!!!!!

- SEMINÁRIO -



Comentários gerais sobre como proceder ao apresentar / organizar um seminário



1. A atitude da equipe determina a atitude da sala.

* organização, pontualidade;

* clareza de como ocorrerá a exposição ( interferênacias durante?questionamento ao final? )

Definir ao mostrar a apresentação.

2. Uso do material de apoio - evitar leitura da sua parte - estudar o assunto - esquematizar ( aí entra o material de apoio - cartaz, slide com o esquema ) para recorrer à sequência de raciocíneo a ser apresentar.

3.Textos em slide - se longos não favorecem à apresentação - o ideal é esquema, gravura para explorar o assunto...

4. Responsabilidades sobre o material - testar antes para ver se funciona ( o CD, o disquete, o DVD ) e ter sempre uma outra alternativa ( pen drive...) caso a primeira falhe.

5. Condução do debate / dos questionamento ao final da exposição - organizar a participação ( levantar a mão para perguntar, indicar a ordem, responder cada pergunta e controlar interferências ).

6. Nível de linguagem - "vestir a roupa" de palestrante - evitar gírias, expressar - se com clareza, falar pausadamente.

7. Postura durante sua apresentação - mão nos bolsos, encostar - se no quadro, pé na parede são inadequados / ocupar lugar de destaque durante a apresentação.

8. Postura durante de sua equipe - após sua participação, liberar o lugar de destaque para o próximo, não convesar, ficar atento para poder complementar se necessário.

9. Postura da turma - quem se apresenta está nervoso, em evidência - o apoio da platéia é silêncio, respeito.

8 comentários:

Anônimo disse...

Adoreiiiiiiiiiiiiii essas dicas....

Alexandre Gomes Figueiredo disse...

Essas dicas são importantíssimas,pra quando passarem trabalho,

Alexandre Gomes Figueiredo disse...

Alexandre Gomes Figueiredo,estuda no Colégio Linda Marquesa,cursa o Primeiro Ano,Do Ensino Médio!

Alexandre Gomes Figueiredo disse...

Alexandre Gomes Figueiredo,estuda no Colégio Linda Marquesa,cursa o Primeiro Ano,Do Ensino Médio!

Anônimo disse...

adorei as dicas!

Anônimo disse...

Valeu muito pelas dicas adorei!!!

Anônimo disse...

Adorei mim ajudou muito!

Anônimo disse...

ACHEI SUSCINTO E DIRETO , APENAS FALTOU CLASSIFICAÇÃO DOS PALESTRANTES, ASSUNTOS A SEREM ABORDADOS , OBJETIVIDADE , COFFEE BRAKE, FOLDER, HORAS AULA. INSCRIÇOES PARA PERGUNTAE , E PALESTRAS DEFINIDAS CURTAS LONGAS, SE VAI HAVER CERTIFICAÇOES , E CONDIÇOES PAGAMENTOS .