terça-feira, março 02, 2010

Introdução ao Estudo da Química

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA QUÍMICA


A química é um ramo da Ciência, palavra que provém do latim scio e que significa conhecimento.

Dessa forma, podemos entender a Química como uma parte do conhecimento humano que está voltada para o estudo tanto da composição dos materiaos quanto das maneiras pelas quais uma substância de origem animal, vegetal ou mineral se transforma em outra.

A IMPORTÂNCIA DA QUÌMICA

A cada momento, em nossas vidas, usamos a Química e dependemos dela, pois as transformações químicas estão ocorrendo ininterruptamente ao nosso redor, em toda a natureza, inclusive em nosso corpo. No sangue, encontramos substâncias como ácido lático, ácido cítrico, uréia, colesterol, amilase, gicose, triglicérides, água, etc.

As roupas que usamos, os alimentos que ingerimos, os motores de combustão dos meios de transporte, os utensílios plásticos, os pesticidas e fertilizantes usados na agricultura e os remédios tão importantes para a medicina, são exemplos que comprovam a importância da Química em nossa vida.

A QUÌMICA E SEU OBJETIVO
A química é uma ciência que estuda as substâncias e sua transformações.

Como todos os ramos da Ciência, a Química vem se desenvolvendo tão rápido que se tornou impossível a uma só pessoa acompanhar todos os seus passos e descobertas. O químico de hoje, sem dispensar o conhecimento geral, precisa especializar – se em determinadas áreas da Química.

Mas você não deve se assustar com o grande avanço nem com a extraordinária abrangência da Química no mundo de hoje. Até o maior dos cientistas imbuído pela curiosidade de descobrir “De que é feito este mundo que nos envolve?”, precisou apender as noções básicas da Química. Também nós vamos desenvolver nosso estudo começando pelos conceitos fundamentais.

A MATÈRIA

1 – MATÉRIA

É tudo que possui massa e ocupa lugar no espaço.

Exemplo: A madeira é matéria Um pedaço de madeira é um copo. Uma cadeira de madeira é um objeto.

2 – ENERGIA

É tudo aquilo que pode modificar a matéria, provocar ou anular movimentos e, ainda, causar sensações.

3 – PROPRIEDADES DA MATÉRIA

São propriedades que permitem a identificação das substâncias e se classificam em gerais, funcionais e específicas.

I. GERAIS – São aquelas comuns a todas as substâncias.

1) EXTENSÂO – correspondem ao fato da matéria ocupar espaço.

2) DIVISIBILIDADE – corresponde ao fato fa matéria poder ser dividida em partes menores.

3) IMPENETRABILIDADE – é o fato de dois corpos não poderem ocupar, ao mesmo tempo, o mesmo lugar no espaço.

4) MASSA – propriedade que possuem os corpos de apresentarem massa.

5) COMPRESSIBILIDADE – propriedade que possuem os corpos de poderem diminuir de volume sob a ação de forças externas.

6) ELASTICIDADE – propriedade que possuem os corpos de tomarem a forma e o volume primitivos, tão logo cesse a causa que os deformou.

II. FUNCIONAIS – São aquelas comuns a um grupo de substância. O grupo de substâncias que apresenta as mesmas propriedades em comum,é chamado de FUNÇÂO QUÌMICA. Estudaremos sobre essas funções )ácidos, bases, sais e óxidos) mais tarde.

III. ESPECÌFICAS – São propriedades peculiares a cada substância. São as propriedades que servem para identificar as substâncias. Elas se classifificam em três tipos: organolépticas, químicas e físicas.

1) ORGANOLÈPTICAS – São aquelas que impressionam nossos sentidos.

Exemplos: cor, odor, brilho e estado de agregação.

2) QUÌMICAS – São propriedades que dependem dos fenômenos químicos (reações químicaS) serão estudadas posteriormente.

3) FÌSICAS – São quelas que não alteram químicamente as substâncias. São propriedades relacionadas com os fenômenos físicos e são expressas através de valores numéricos determinados experimentalmente (constantes físicas).

As propriedades físicas mais importantes são?

3.1) PONTO DE FUSÂO (P.F.) – É a temperatura em que a substância passa do estado sólido para o estado líquido, sob determinada pressão

3.2) PONTO DE EBULIÇÂO (P.E) – È a temperatura em que a substância passa do estado líquido para o estado gasoso, sob determinada pressão.

3.3) COEFICIENTE DE SOLUBILIDADE - È a quantidade máxima de uma substância que pode ser dissolvida em quantidade padrão de um determinado solvente (em geral 100g), a uma determinada temperatura. Ex.: Para 100g de H2O (água) a 25ºC, a solubilidade do Na Cl (cloreto de sódio) é de 28g.

3.4) DENSIDADE OU MASSA ESPECÌFICA – È a relação entre a massa e o volume da substância, em determinada condições de temperatura e pressão

3.5) DUREZA – È a resistência de uma substância ao risco. O diamante é considerado a substância de maior dureza. No atrito entre o quadro e o giz, quem se desgasta é o giz, portanto, como o quadro é o mais resistente, é ele que risca o giz e não giz risca o quadro, como estamos acostumados a falar.

3.6) TENACIDADE – Mede a resistência de um material ao choque mecânico. O diamante, como já vimos, tem maior resistência ao risco que o martelo, porém no choque entre os dois, é o martelo o mais resistente.

3.7) RIGIDEZ – Mede a resistência do material (ou substância) à tração, torção, flexão e compreensão. Tem relação com ductibilidade e maleabilidade.

Ductibilidade é a propriedade que alguns elementos (especialmente os metais) possuem, de poderem ser transformados em fios.

Maleabilidade é a propriedade q alguns elementos possuem, de poderem ser transformados em lâminas.

SUBSTÂNCIAS PURAS E MISTURAS

Subatâncias puras: são formadas por moléculas quimicamentes iguais entre si e podem ser representadas graficamente por fórmul.

Para ser pura: P.F, P.E, Densidade constante em determinadas T e P

Ex.: H2O

P.F = 0ºC

P.E = 25ºC

D = 1 g/m2
Classificação

a) Puras Simples: 02, N2, P4, H2, Fe, Au, etc...

b) Puras Compostas: H2O, CO2, H2SO4.

Mistura: é uma reunião de duas ou mais substâncias que não reagem entre si.

Classificação

a) Misturas homogêneas: água e sal; água e alcool, ar atmosfera, água potável, café pó, inox, ouro 18q.

b) Mistuts heterogêneas: água e areia, sangue, leite, óleo e água, grannito...


Prof. Vinicius Silva

Um comentário:

Gustavo disse...

Muito bom,ajudou no trabalho de química!