terça-feira, maio 02, 2006

Síntese do Sistema de Avaliação para Luckesi

AVALIAÇÃO

Para Luckesi, a avaliação é um juízo de qualidade sobre os dados relevantes para uma tomada de decisão. Ou seja, não há avaliação se ela não trouxer um diagnóstico que contribua para melhorar a aprendizagem.
Ele aponta que as Escolas da Cidade de Salvador ainda relaciona a avaliação com exame e reprovação. Concordo, pois na minha vida acadêmica constantemente se vive com isso como forma de medir o conhecimento. Acredito muito que prova não mede conhecimento e sim seleciona e quantifica a nota do aluno. O importante é você ter um embasamento teórico, esta sempre em estudo, adquirindo conhecimento para sua vida profissional. Desta maneira será um cidadão competitivo na sociedade, formador de opiniões, etc.
Na Escola que trabalho também o sistema de avaliação é precário, alienado, ou seja, funciona como exame e aprovação ou reprovação. A avaliação é formada por um projeto interdisciplinar valendo dois, um teste valendo dois e uma prova valendo seis. Mas eu como educador só realizo com meus alunos uma prova valendo seis por ser obrigado a fazer. E o restante das avaliações para completar dez é com relatórios de aula de laboratório, relatórios de aulas de campo e projeto interdisciplinar envolvendo as disciplinas de exatas.
Segundo Luckesi, o ato de examinar é classificatório e seletivo. A avaliação, ao contrário, diagnóstica e inclusiva. Isso mesmo, realizamos prova para contar pontos para concluir se o aluno será aprovado ou reprovado na unidade.
A avaliação não tem que ser nesse ponto de vista e sim constituída de instrumentos de diagnóstico, que levam a uma intervenção visando à melhoria da aprendizagem. Se ela for obtida, o estudante será sempre aprovado, por ter adquirido os conhecimentos e habilidades necessários.
Muitos educadores também utilizam a avaliação como forma de amedrontar, obter atenção dos alunos por muitos serem inquietos e quando se fala em prova eles se comportam. Ou seja, utilizam a prova como um mecanismo ameaçador. Enfim a avaliação para ser trabalhado no ponto de vista de Luckesi está longe da nossa realidade. Precisas-se de uma política pedagógica eficiente e autentico para que os educadores percebam a importância da avaliação no nosso sistema de ensino, onde hoje a avaliação é utilizada como exame e reprovação como já foi dito. E ainda mais, para que o estudante adquira os conhecimentos e habilidades necessários o sistema de avaliação terá que ser constituída de instrumentos de diagnóstico, que levam a uma intervenção visando à melhoria da aprendizagem. E não ser utilizada de forma incorreta, como: classificatório e seletivo.
Se tratando de vestibular, Luckesi afirma que não tem a ver com Educação, mas com a capacidade do poder político de fornecer ensino universitário para quem quer estudar. Agora, todo o ensino, desde o Fundamental, está comprometido com o vestibular. É por isso que é tão comum a adoção de testes que não medem aprendizado, mas treinam para responder perguntas capciosas. É preciso que as Escolas invistam em uma prática pedagógica construtiva, com simulados como os é feitos pelos cursinhos.
A avaliação tem que ser planejado. Assim, direciona a prática pedagógica. Um planejamento didático consciente prevê a elaboração de instrumentos e a correção deles quando ela for necessária para a reorientação do curso do aprendizado, afirma Luckesi. A minha avaliação com meus discentes se passa por um planejamento de ensino orientando todo processo avaliativo sem que dê a entender que estou examinando e sim, construindo com eles, obtendo e ganhando conhecimeto. Claro! Por obrigação tenho que fazer uma prova, pois é o regime da Escola. Para a minha avaliação ser de acordo com o que Luckesi afirma, está longe para isso acontecer.

Um comentário:

Adriane disse...

Olá Vinicius
Gostei da síntese sobre avaliação e sobre planejamento.
Como andam os planejamentos sobre a atividade em sala de aula?