segunda-feira, maio 15, 2006

Plano de Aula

PLANEJAMENTO DE AULA

Colégio Estadual José Augusto Tourinho Dantas
Disciplina: Ciências
Carga horária: Três aulas na semana
Turno: Vespertino
Unidade: II
Turma: 8º A
Professora: Quelsilene

1. PERFIL DA DISCIPLUNA

Estudar Ciência é levar o aluno desenvolver a capacidade de observação e pesquisa e o raciocínio cientifico. E nesta série é importante salientar que esta disciplina é uma ciência natural que se dedica do estudo da estrutura das diversas espécies de matéria que constituem a natureza, bem como à investigação das transformações que ocorrem quando submetidas a ação de agentes físicos a presença de outras substâncias.

2. OBJETIVOS

2.1. Objetivo Geral

· Conhecer o mundo físico em que vive, observando a matéria em suas diferentes formas e as transformações que nela ocorrem, subsidiando a resolução de problemas do cotidiano.

2.2. Objetivos Específicos

· Conceituar e exemplificar matéria, substâncias e misturas.
· Diferenciar fenômeno físico de químico.
· Diferenças de substâncias simples e compostas.
· Associar a química na preservação do ambiente.
· Caracterizar os fenômenos químicos.
· Utilização da representação simbólica das transformações químicas.
· Conhecer alguns elementos importantes no nosso dia-a-dia e manusear.



3. CONTEÚDOS CONCEITUAIS, ATITUDINAIS E PROCEDIMENTAIS

3.1. Conteúdos Conceituais

· Conhecer os conceitos fundamentais da ciência química.
· Relacionar a química moderna no seu uso dia-a-dia.
· Explicar os fenômenos químicos e físicos na prática escolar.
· Reconhecer o estudo da transformação da química e sua utilidade no cotidiano.

3.2. Conteúdos Procedimentais

· Observar e experimentar as transformações químicas.
· Elaborar atividades práticas para fácil entendimento.
· Construir conceitos práticos para códigos e símbolos próprio da química.

3.3 Conteúdos Atitudianais

· Envolvimento.
· Participação.
· Curiosidade.
· Objetividade.

4. METODOLOGIA
· No primeiro momento farei com os educandos uma dinâmica chamado de “Bingo de Ciência” para sondar o conteúdo que eles viram e que eles vão ver. Será realizado na terça-feira dia 16/05/2006 no 1º e 2º horário.
· Na quinta-feira dia 18/05/2006 vou ministrar uma aula em data-show com animação do primeiro conteúdo da II unidade e pedirei a eles fizessem uma pesquisa sobre “A química no seu Bairro” onde cada grupo no seu respectivo Bairro analisassem e relatassem o que é relacionado a Química no seu Bairro.
· Abrir com a turma discussão sobre a pesquisa feita no Bairro do respectivo grupo.
· Com texto da revista Veja na Escola que fala sobre A Química do Café, darei a cada grupo já formado uma revista dividindo sub-temas para posteriormente cada grupo apresentar oralmente e eu complementar relacionando o texto da revista com o conteúdo da unidade.
· Passar Vídeos de TELECURSO 2000 referentes a diversos assuntos da química do dia-a-dia. Pedir relatório de observação.
· Preparar aulas de laboratório e leva-los para realização de experimento. Será um roteiro de aula para cada grupo desenvolver o experimento que será entre a mim.
· Ministrar uma aula na quadra de esporte do colégio sentados em círculos.
· Aplicar uma avaliação parcial de tudo que foi visto e feitos em sala de aula ou fora da sala de aula, ou seja, aplicação do conhecimento.

5. RECURSOS
· Laboratório de química
· Laboratório de informática.
· Data-show
· Aulas expositivas e discursivas
· Revista Veja na Escola
· TV/Vídeo

6. AVALIAÇÃO
· Atividades integradas (Relatórios e Roteiros):
Critérios: Conteúdo, organização, produção, criatividade, responsabilidade.
Valor: 4,0 (quatro).

· Pesquisa:
Critérios: Conteúdo, organização, produção, criatividade, responsabilidade, coerência.
Valor: 2,0 (quatro).

· Avaliação:
Critérios: Conhecimento, lógica, coerência e interpretação.
Valor: 4,0 (quatro).

7. REFERÊNCIAS
· Minimanual compacto de Ciências – Teoria e Prática – Ed. Rideel
· Ciência 8a série – Cecília Valle – Ed. Positivo.
· Ciência 8a série – Fernando Gewandsznajder – Ed. Ática.
· Revista Veja na Escola
· Fitas TELECURSO 2000 Vols: 1

Um comentário:

Anônimo disse...

vc esqueceu de colocar o 4,0 e trocou por 2,0