terça-feira, maio 10, 2005

Tecnologia e Conhecimento - aula 10/05/05

A internet é um importante veiculo para produção de conhecimento, principalmente na sociedade escolar. Para a Prof Dr Maria Bonilla a comunicação leva à produção de conhecimento. Isso é visto no novo método de ensino-aprendizagem digital que a comunidade acadêmica estão adotando, como: grupo de discussão, ensino à distância, bate-papo, trocas de emails e muito material de pesquisa acadêmica etc.
Por outro lado, alguns professores não estão acompanhando a velocidade da tecnologia da informação, dificultando alunos não produzir conhecimento com a "Era digita". Esse caos é enfrentados em algumas Escolas Públicas de Salvador. Segundo alguns professores, "como vou utilizar a internet com meus alunos se eles sabem mas que eu". Outros falam " não sou preparada, não tenho conhecimento de informática as turmas são lotadas e o laboratório de informática tem poucos computadores para a demanda por isso não vou arrisca levar meus alunos a produzir conhecimento, buscar informação na comunicação digital - informática, continuo no método tradicional".
Uma Escola Pública de Salvador José Augusto Tourinho Dantas o quadro já é diferente, professores são preparados com cursos de informática que a direção do colégio dá que acontece no instituto Anísio Teixeira, a informática faz parte do currículo escolar, tem duas salas de informática totalizando 50 computadores todos em rede, alunos tem acesso para pesquisa no turno contrário do que ele estuda e os professores levam constantemente os alunos a sala de informática para uso da tecnologia em sua disciplina, como: laboratório virtual, debates, disputas de questões, aulas em data-show etc.
Entretanto, a tecnlogia dá informatização está ai para todo mundo, é preciso que os responsáveis pela a capacitação dos professores fossem levadas a sério se a proposta dos governantes é levar esses alunos a busca informação e produção der conhecimento. E para aqueles que já está interagindo com a comunicação por meio da informática procuraria a se informatizar mas ainda, não pará e acompanhar a tecnologia, pois vai ser um beneficio para a vida profissional e pra sua própria vida.

Um comentário:

Adriane disse...

Olá Vinícius!

O que percebo é que não existe nenhuma regra linear que conduza das informações à educação e a construção de saberes. As Tecnologias de Informação e Comunicação, permitem que, entre outras coisas, você se comunique, busque informações em outros contextos, acesse dados. Mas quando isto é transposto para a educação, é necessário um cuidado muito grande no que diz respeito às significações particulares de cada pessoa, para então pensarmos na construção de saberes e nas representações que tudo isto gera.
Acho que estas questões já estavam postas na educação tradicional, mas agora, com as TICs isto ficou mais visível e pede mais a atenção das pessoas.
Quando falamos de formação de professores, é preciso ter cuidado com estes cursos de capacitação: um curso de capacitação, por melhor que ele seja (e muitos não são bons) não dá conta de toda a diversidade que o professor encontra em sala de aula. Então, o que fazer?
Fica a provocação: o que o relacionamento com as tecnologias tem mudado na educação?